Seguro Acidentes de Trabalho
O Seguro Acidentes de Trabalho é obrigatório por lei e oferece proteção financeira aos colaboradores em caso de acidentes laborais.
Seguro Acidentes de Trabalho: Proteção e Segurança para Colaboradores e Empresas
O Seguro Acidentes de Trabalho é uma proteção financeira obrigatória para as empresas e colaboradores em caso de acidentes ocorridos durante o período laboral. Ele garante o pagamento de indemnizações aos trabalhadores ou aos seus dependentes, em caso de morte, invalidez permanente ou temporária, ou ainda de despesas médicas e hospitalares decorrentes do acidente.
Vantagens em ter um Seguro Acidentes de Trabalho
Além de cumprir com a obrigatoriedade legal, ter um Seguro Acidentes de Trabalho traz diversos benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas, como:
- Proteção financeira aos trabalhadores em caso de acidentes laborais;
- Prevenção de ações judiciais por parte dos colaboradores;
- Redução de custos com indemnizações e processos laborais;
- Melhoria do clima empresarial e da satisfação dos colaboradores;
- Atendimento às normas obrigatórias da Autoridade para as Condições do Trabalho.
Como Funciona o Seguro Acidentes de Trabalho?
O Seguro Acidentes Trabalho é obrigatório para todas as empresas que possuem colaboradores contratados, conforme a legislação. A cobertura aplica-se a todos os tipos de acidentes ocorridos durante o horário de trabalho, incluindo acidentes durante as viagens de ida e volta para o trabalho.
Em caso de acidente, o colaborador deve informar a empresa imediatamente e procurar atendimento médico, caso seja necessário. A empresa, por sua vez, deve informar a seguradora sobre o ocorrido e acompanhar todo o processo de análise e pagamento da indemnização.
Sim. Este seguro é obrigatório por lei para quem trabalha por conta de outrem e também para os trabalhadores independentes. A inexistência de seguro pode implicar o pagamento de uma coima.
As coberturas do Seguro de Acidentes de Trabalho incluem indemnizações por morte, invalidez permanente ou temporária, e despesas médicas e hospitalares decorrentes do acidente.
O prazo para comunicar um acidente de trabalho é de até 24 horas após o ocorrido.
O prémio de um seguro de acidentes de trabalho varia em função da atividade da empresa e a massa salarial do quadro de pessoal bem como das coberturas escolhidas, uma vez que quanto mais proteção maior será o preço a pagar pelo seguro.
Todos os acidentes que aconteçam durante o período e no local de trabalho que causem lesões corporais, morte ou alguma doença que comprometa a capacidade de trabalho são considerados acidentes de trabalho.
Para além disto, também está incluído acidentes durante as viagens de ida e volta para o trabalho, acidentes entre o espaço de refeição e o local de trabalho e, também, acidentes entre um local onde o profissional esteja a trabalhar e o regresso ao local habitual da sua casa.
Mesmo em teletrabalho, os trabalhadores continuam a estar protegidos pelo seguro de acidentes de trabalho. No entanto, o acidente deve acontecer no local comunicado à entidade como local de teletrabalho e deve acontecer no exercício das suas funções durante o horário de trabalho.
Como encontrar o melhor seguro de acidentes de trabalho?
Antes de contratar um seguro de acidentes de trabalho peça uma simulação na Alfa Seguros e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Trabalhamos com várias seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro conforme as suas necessidades.
Ao escolher a Alfa Seguros está a poupar tempo, pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Alfa Seguros também tem a garantia de obter a melhor solução para o seguro de acidentes de trabalho.
A Alfa Seguros é uma mediadora de seguros, com sede em Odivelas, que disponibiliza soluções de seguro para empresas e particulares, em qualquer parte do país.
Temos mais de 20 anos no mercado, continuamos a trabalhar e a aconselhar os nossos clientes em todas as suas necessidades e em todos os momentos para poderem ter a garantia de fazer escolhas com segurança.
Temos uma vasta gama de outros seguros, dos quais seguro de saúde, seguro de vida crédito habitação, seguro automóvel, entre muitos outros.
Deseja obter mais informações legais sobre Seguro Acidentes de Trabalho
O Seguro Acidentes de Trabalho é uma proteção financeira obrigatória para as empresas e colaboradores em caso de acidentes ocorridos durante o exercício do trabalho. Além de cumprir com a obrigatoriedade legal, ter um Seguro Acidentes de Trabalho traz diversos benefícios para ambas as partes, como proteção financeira aos trabalhadores, redução de custos com indemnizações e cumprimento das normas legais. Por isso, é fundamental que as empresas cumpram com a obrigatoriedade e contratem o seguro, garantindo a segurança e proteção dos seus colaboradores.
Faça agora uma simulação! Garanta a Segurança e Proteção!
A informação constante deste site sobre o seguro de acidentes de trabalho não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.